Puxadinho II foi montado como uma pequena casa improvisada, em espaço externo do galpão do Liceu de Artes e Ofícios, por ocasião da exposição Paralela, com curadoria de Paulo Reis, em 2010.
Com estética precária, mas diferente da versão anterior, feita com tijolos, essa construção foi feita com material encontrado em caçambas e sobras de madeiras da montagem da exposição Paralela.
Neste espaço contido, duas telas LCD são utilizadas como janelas que veiculam dois vídeos em que portas e janelas são forçadas de dentro para fora, como se alguém estivesse tentando sair desses ambientes fechados.
As imagens e o som (abafado e contido) vindos de dentro da pequena casa abordam um embate entre esferas públicas e privadas, através de uma situação emblemática, que anseia em ocupar um espaço externo.
Título: Puxadinho II
Ano de produção: 2010
Mídia de exibição: DVD, telas LCD e construção em madeirite e restos encontrados em caçamba
Duração: 5 minutos cada canal
Assistência: Paloma Oliveira e Laésio Adoniran
Post relacionado: Puxadinho na Paralela
Videodocumentação do projeto original (Exposição Galeria Expandida – Luciana Brito Galeria)
[vimeo 13900370]
Puxadinho III, México (2011)
Puxadinho III foi montado no Laboratório Arte Alameda . Cidade de México, 2011 com restos de madeira e material de outras exposições que aconteceram no local. O espaço escolhido podia ser adentrado diretamente da rua, em uma redondeza onde se situam outras construções informais (algumas existem no local há vários anos). O trabalho foi montado por ocasião da exposição individual O Espaço Entre Nós e os Outros, com curadoria de Christine Mello.
Post relacionado: O Espaço Entre Nós e os Outros
Puxadinho IV: Venezuela, 2013
Uma nova versão da instalação Puxadinho foi montada na exposição Un Solo Cuerpo, Arte Contemporáneo en los Payses de Mercosur, em Caracas, Venezuela, com curadoria de Morella Jurado.
Apesar de montado pela primeira vez dentro de uma espaço expositivo típico (Museo Alejandro Otero) o projeto segue a mesma lógica provocativa das montagens anteriores: em um barraco construído de forma precária, as imagens mostram portas e janelas sendo empurradas, como se alguém lá dentro estivesse tentando sair desses ambientes fechados.
Post relacionado: Puxadinho em Caracas
You must be logged in to post a comment.