oito ou oitenta
underground . poesia . performance . música
documentário de Lucas Bambozzi e Rodrigo Minelli
produzido por Chico de Paula [arquipélago audiovisual]
DOCTV IV – 2009
O documentário resgata a cena pós-punk e underground mineira dos anos 80, quando nasciam as bandas de rock new wave, a música eletrônica e as performances audiovisuais ao vivo — e ainda não se conhecia muito bem a palavra multimídia.
O ritmo das transformações sociais, políticas, culturais e estéticas que se seguiram após os anos 80 não deixaria dúvidas: caminhávamos ansiosos para um novo século. A relativa abertura política (após quase duas décadas de ditadura) a emergência de uma geração tipicamente belorizontina, a explosão de ritmos contrastantes no cenário internacional, deixaram uma marca indelével nos anos seguintes e fizeram dos anos 80 um década que para muitos, foi a verdadeira porta de entrada nos anos 2000. (trecho do projeto original)
Oito ou Oitenta é um documentário realizado através do Progama DOCTV IV que investiga e focaliza um cenário efervescente em Belo Horizonte na década de 80, quando ocorrem confluências entre poesia, música e experimentos visuais multimídia envolvendo artes plásticas e performances em produções alternativas, radicais e carregadas de perspectivas.
Dirigido por Lucas Bambozzi e Rodrigo Minelli e produzido por Chico de Paula, todos pertencentes a uma mesma geração de artistas audiovisuais também originada nos anos 80, o projeto se iniciou com uma pergunta: o quê haveria em comum entre a banda pop mineira Pato Fú, a produtora de cinema Vânia Catani (Bananeira Filmes), artistas Cao Guimarães e Rosangela Rennó, o performer Marco Paulo Rolla, o roteirista e escritor Marcelo Dolabela (Letrolatria e filme Plano Seqüência), o diretor de criação da Viacom Brasil, Jimmy Leroy, o videoartista Eder Santos, a banda hoje ‘londrina’ Tetine? O que esses nomes compartilham em suas práticas tão distintas.
Todos eles viveram o mesmo período em Belo Horizonte, em meados dos anos 80, em um contexto onde a poesia marginal ditava caminhos estéticos e de postura para vários campos artísticos. Os próprios diretores tiveram sua formação nesse meio de confluências artísticas que forjou muitos protagonistas da cena atual e isso serve de base para uma abordagem que privilegia o diálogo e a franqueza dos depoimentos. Mas não são os nomes mais conhecidos que detalham e definem o cenário focalizado. Curiosamente os artistas mais ativos e efetivos daquele período, hoje encontram-se à margem dos meios hegemônicos. À sombra dos nomes mais conhecidos, alguns se deixaram ofuscar ou não compactuaram com o ritmo de vertigem produtiva imposto pelos anos seguintes. O documentário se orienta assim pelos nomes menos compreendidos no contexto da produção cultural daquele período e investiga questões existenciais resultantes do passar dos anos em função da diversidade dos caminhos percorridos e das dificuldades encontradas.
Hoje, sabe-se que os campos artísticos iniciados por vários daqueles artistas ‘locais’ se expandiram e produzem hoje ecos em vários meios. Para além da música, da poesia e da cética atitude política naquele período, esse contexto germinou e estimulou o crescimento de muitos outros que hoje atuam para além das fronteiras existentes há 20 anos atrás. O contexto mudou, as práticas se profissionalizaram, e como algumas vezes acontece, alguns se sobressaíram, outros se retiraram, e outros permaneceram em zonas de menor foco de atenção. Então surgem novas questões: o que cada um fez com suas práticas? O que importa de fato? O que foi feito da vida, mesmo?
serviço:
duração: 52 minutos
sistema: NTSC
janela: 4:3
formato de captação: DVCAM
formato de exibição: Betacam Digital
site-laboratório: http://bhoitentas.ning.com
ficha técnica:
DIREÇÃO
Lucas Bambozzi
Rodrigo Minelli
ROTEIRO
Lucas Bambozzi
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Chico de Paula
PRODUÇÃO DE SET
Daniela Fonseca
PRODUÇÃO
Arquipelago Audiovisual
FOTOGRAFIA
Chico de Paula
Lucas Bambozzi
Rodrigo Minelli
IMAGENS
Claudio Rabelo
Daniel Carneiro
Chico de Paula
Rodrigo Minelli
Lucas Bambozzi
Eduardo Falcão
SOM DIRETO
Eduardo Falcão
Luiz Otávio
SOM MULTIPISTA
Eliérim Studios
Cristiano Braz
MASTERIZAÇÃO
Serrasônica
Ronaldo Gino
EDIÇÃO
Chico de Paula
Lucas Bambozzi
Paloma Oliveira
Rodrigo Minelli
FINALIZAÇÃO
Lucas Bambozzi
Chico de Paula
Rodrigo Minelli
MATERIAIS DE ARQUIVO
Almir Almas
Andrea Dário
Eri Gomes
Fabiana Figueiredo
Ida Feldman
Isabela Vecci
Juliana Duarte
Lucas Bambozzi
Paulo Brito
Patricia Moran
Rodrigo Minelli
TV Minas
AGRADECIMENTOS
Andreia Dário, Carlos Mendonça, Clôde, Cristiano Braz, Eri Gomes, Fabiana Figueiredo, Ida Feldman, Isabela Vecci, Juliana Duarte, Marcelo Dolabela, Marcinha e Marcela, Neilton Botelho, Patricia Moran, Paulinho Brito, Piti, Ronaldo Gino, Rubens Troll, Vânia Catani,
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
Deco Lima, Fred Maia, Gato Jair, Geléia, John Ulhoa, Roberto Soares,
pelas apresentações proporcionadas à comunidade BH Underground < http://bhoitentas.ning.com>
e a todos os demais que participaram dos valiosos encontros que viabilizaram este documentário
APOIO
LABMIDIA
Depto. de Comunicação Social
UFMG
COORDENAÇÃO EXECUTIVA
Programa DOCTV
DOCTV EM MINAS GERAIS:
APOIO
Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas
Curta Minas
Associação dos Amigos do CRAV
REALIZAÇÃO
Usiminas
Rede Minas
Governo de Minas
————————————–
links relacionados:
You must be logged in to post a comment.