Título: Entropia mineral (Opereta)
Ano: 2021
Elementos (técnica): minerais, motores, controladores, lanternas laser, monitor LCD, câmera, alto-falantes e algoritmo personalizado.
Montagem original: Museu das Minas e Metais (Belo Horizonte, 2021)
Montagem futura (2023): Galeria OMA
Entropia Mineral surgiu da pesquisa dos artistas Fernando Velázquez e Lucas Bambozzi junto ao Museu das Minas e Metais em Belo Horizonte, que disponibilizou seu acervo em uma residência artística ao longo do ano de 2021.
A obra é uma instalação criada a partir de um sistema em estado de testes que envolve representação, aferição de propriedades, reconhecimento de padrões e tensão entre elementos. O projeto consiste em um conjunto de experimentos em movimentos repetidos, que amplificam o comportamento discreto associado às coisas naturais. Na obra, as propriedades piezoelétricas, magnéticas, condutoras, isolantes, de transparência ou reflexivas, da magnetita, calcita, fluorita, mica e quartzo passam a se fazer sentir em condições visuais, sonoras e espaciais. Numa escala quântica em que tudo parece se reduzir ao movimento, é o som o elemento que confere forma aos eventos, submetidos às condições hipotéticas de uma tectônica ínfima. Nos interessa a ideia de um moto-contínuo que contraste o tempo geológico com o tempo em escala humana, que estimule narrativas que evocam paradigmas científicos, tecnológicos e epistemológicos.
Palavras-chave: sistema, teste, atrator, sinergia, entropia, geomancia
AÇÃO:
Olhe bem <atrás> das montanhas *
Como desdobramento do projeto Entropia Mineral, foi realizada uma série de projeções/intervenções com laser, a partir do Museu das Minas e Metais, na praça da Liberdade em direção à Serra do Curral, onde se situa o Pico Belo Horizonte, cartão postal da capital mineira.
Para a exposição em São Paulo, a proposta é produzir uma projeção semelhante em direção ao Pico do Jaraguá, a oeste da serra da Cantareira, o ponto mais alto de São Paulo.
*frase original do artista Manfredo Souzanetto, em obra datada de 1974-1975.
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