Versão provisória do projeto de livro Microcinema em formato e-book/pdf. Uma nova versão, revisada e finalmente com ISBN deverá ser disponibilizada em breve, a partir de seu lançamento pela editora @ (Marcus Bastos e Giselle Beiguelman). A versão que contém vídeos gera um arquivo muito pesado (112Mb) para ser carregada neste blog.
Microcinema (download . versão com fotos)
[introdução]
O texto deste Microcinemas foi criado originalmente para o curso Especialização em Vídeo e Tecnologias Digitais online/offline do Mecad/ESDi em Barcelona, Espanha. O curso, uma iniciativa conjunta entre o Mecad e a Unesco, teve colaboração de pesquisadores da Espanha (Ivan Marino e Eugenio Tisseli), Colômbia (Felipe Londoño), Peru (Jose-Carlos Mariategui), Argentina (Gonzalo Biffarella e Rodrigo Alonso), Chile (Margarita Schulz) e Brasil (Lucas Bambozzi). Foi inicialmente coordenado por Claudia Gianetti entre 2004 e final de 2006, quando foi disponibilizado aos alunos, tanto em modo online como em aulas presenciais em Universidades parceiras na Colombia, Chile e Argentina.
O conceito de Microcinema e seus desdobramentos já vinha sendo foco de meu interesse há alguns anos, sendo motivo de pesquisas informais, mas em estado contínuo de observação, envolvendo aspectos tanto teóricos como práticos, resultado de uma produção espontânea e reincidente de trabalhos envolvendo imagens em baixa resolução e voltados para circuitos alternativos.
Este e-book/PDF é assim a reunião de algumas pontas dessa pesquisa, que se lança sobre esse tipo de produção em constante movimentação, um terreno que se modifica em função da introdução de novas tecnologias ligadas à imagem digital.
Impossível ‘fechar’ alguma publicação voltada a uma pesquisa desse tipo sem que esta se mostre defasada em relação a acontecimentos mais recentes. Seria necessária uma atualização das informações relativas a tecnologias, artistas, obras, tendências e vertentes – o que atrasaria continuamente a efetivação da publicação. Melhor do que ver esses textos caducando a cada dia, tomei a iniciativa de publicá-los no estado em que se encontravam. A opção por um formato digital em PDF, visa em parte uma possível incorporação de atualizações. No presente momento no entanto o texto tem como ponto de observação um cenário que remonta a meados de 2006. Acontecimentos posteriores a essa data não puderam ser considerados para esta edição ou foram apenas mencionados em notas de página.
O PDF foi pensado de forma a permitir sua livre distribuição, através da licença Creative Commons. Agradeço aos artistas e autores dos projetos mencionados por permitirem essa circulação.